Após visitar a pagina relativa à atribuição de apoios à inovação , projecto apoiado pela União Europeia, constatei os vários milhões de Euros distribuidos, a diversas empresas, para apoio a numerosos projectos inovadores...
Generosamente, as comparticipações públicas rondam os 75% a 99,9 % ,para cada um dos mesmos.
Na realidade, nada desta inovação transparece para o exterior...
Pelos vistos, o nosso pequeno "país à beira mar plantado" vai continuar a ver navios... e ferraris nas estradas (dos nossos inovadores empresários!), enquanto desperdiça o último quadro comunitário de apoio, que deveria de facto introduzir inovação e competetividade nas nossas empresas.
Fiquei ainda consternado pela quantidade de Institutos, Entidades, Agências,... com os respectivos directores, vice-directores, sub-directores, directores regionais, distritais, municipais e de freguesia que existem... muito mal vai o nosso país!
Fica a questão: QUEM É que de facto CONTROLA eVERIFICA a mais-valia desses dinheiros públicos, que são por aí distribuidos ao desbarato?
É que após esta última oportunidade de UTILIZAR BEM OS RECURSOS FORNECIDOS PELA UNIÃO EUROPEIA, como o fizeram de forma exemplar os antigos companheiros da cauda da Europa (e hoje potências: Irlanda, Espanha, Grécia...), nada vai sobrar, ... e vamos mais uma vez olhar todos para o passado... e lamentar o leite derramado!!!
E ver os nossos alunos Europeus passar para a frente! (Eslovénia, República Checa,...)
Os gloriosos ferraris dos anos noventa, que surgiram no vale do Ave e nas explorações agricolas de certos senhores, passaram de moda, deixando o rasto de uma indústria falida, de uma agricultura de rastos, de um tecido produtivo estagnado e ultrapassado!
Mas este ano a massa volta: COMPREM-SE novos carros de luxo!!!!
O que está a dar é a inovação, o simplex, o choque tecnológico!
Resultados: ficam para depois!
Bem, desabafei...
Façam o favor de consultar o site da adi , da AEP, do IAPMEI, OTIC, P3Eportugal, COTEC, INNOVATION POINT, ...
enfim... talvez ninguém se importe com tudo isto... mas revolta!
Basta tentar, através destes sites, "transferir tecnologia e inovação" para as nossas empresas, e verificar que o seu conteúdo e utilidade, salvo raras e honrosas excepções, é igual a 0!
quinta-feira, março 22, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Por favor COMENTEM, CRITIQUEM, PENSEM, REFLITAM, MANIFESTEM-SE: Só assim Porugal pode evoluir!
Enviar um comentário